20130805133152_660_420
Home / Principal / Notícias / Veja 4 cuidados na hora de usar o Tor, navegador da Deep Web

Veja 4 cuidados na hora de usar o Tor, navegador da Deep Web

A preocupação com a segurança das informações na internet cresce à medida que o cibercrime avança na missão de explorar vulnerabilidades dos softwares. Um dos meios de se proteger é aderir ao navegador Tor, utilizado para imersões na chamada Deep Web (veja vídeo abaixo), a parte obscura da internet garantida pelo anonimato. Com ele, nada é rastreado.

Nesta quinta-feira, a empresa de segurança ESET emitiu nota em que recomenda o uso do navegador – baseado em software livre e de código aberto – como alternativa aos convencionais. “Por meio dele, é possível evitar golpes e ameaças voltadas a roubar dados pessoais e credenciais de acesso dos internautas”, analisa Camillo Di Jorge, diretor-geral da ESET Brasil.

Antes de utilizar o Tor, porém, é necessário atentar para algumas orientações elaboradas pela própria empresa de segurança.

· Tráfego de rede: Ao utilizar Tor, nem todo o tráfego do computador entra em modo anônimo de forma automática, a menos que os serviços não estejam configurados corretamente. Por essa razão, o usuário deve estar ciente dos serviços que são utilizados e que os mesmos foram configurados de forma adequada.

· Uso de acessórios: Alguns plug-ins instalados nas configurações do navegador podem evitar a navegação anônima, assim é aconselhável não instalar add-ons no navegador pré-configurado, mas caso seja necessário faça isso manualmente.

· Usando HTTPS: O tráfego enviado por meio da rede Tor é transmitido de forma criptografada, mas uma vez a página fechada, a criptografia só depende do site visitado, por isso recomenda-se a conexão com sites via protocolo seguro, HTTPS.

· Download de documentos: Os documentos que você baixar e usar enquanto navegar com Tor podem conter recursos que são baixados pelo aplicativo que é executado fora do âmbito da rede anônima, revelando o endereço IP real utilizado. Nesses casos, recomenda-se desligar o computador da rede e, em seguida, abrir os documentos.

Via – Olhar Digital

Por Geraldo Margela

Verifique também

20160502142519_660_420

Grupos do WhatsApp ganham descrição em versão beta; veja como funciona

O WhatsApp beta para o Android e Windows Phone agora permite que os administradores e …

20170609104125_660_420

Novo app do Google responde mensagens do WhatsApp por você; veja como usar

O Google finalmente liberou o aguardado Reply, aplicativo ainda experimental voltado para permitir que utiliza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *